domingo, 29 de agosto de 2010

Onde há vida, há esperança

Acabei de ler o livro "o Salão de beleza de Cabul", da cabelereira e escritora americana Deborah Rodriguez. O livro é simplesmente maravilhoso. Ele foi publicado em 2007, e se tornou um grande sucesso em todo o mundo. Pesquisando sobre a história, soube que ela teve de sair ás pressas do Afeganistão, país onde viveu por cinco anos, pois o livro não agradou as autoridades locais, além da suspeita de que seu marido afegão estaria planejando sequestrar seu filho para extorquir dinheiro dela.

No livro, Débora conta histórias de suas alunas afegãs, seu dramas e vitórias. Fiquei bastante comovida particulamente sobre a histáoria da garota Hama, e confesso que estou ainda curiosissima para saber o que aconteceu com ela, se ela sobreviveu e como vive, e também com Roshanna, a primeira amiga de Debbie no Afeganistão. É impossivel não se emocionar e não se indgnar com a vida dessas mulheres fortes e lutadoras, que são tratadas como objetos e são vítimas de uma cultura completamente retrógrada e inescrupulosa. Mulheres são espancadas, mortas, presas e sem direito de irem á luta, sem perspectiva nenhuma. Mas isso não as impede de sorrir, de quererem um futuro melhor, uma vida livre. Choquei também com o fato de que mulherem foram presas porque FORAM ESTUPRADAS, e isso não é algo tão difícil de acontecer por lá. Impossível entender tal cultura, o que é tão terrivel pra nós ocidentais, é a "sina" delas, muitas estão conformadas com isso e é impossível mudar....



Leiam esse livro, é muito comovente, de fácil entendimento....E vamos lutar pelos nossos direitos sempre! Não se poupem disso!

Um comentário: