terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sim, nós pedimos...







Se o romance entre Eliza Samúdio e o ex-goleiro do flamengo, o Bruno fosse uma novela, provavelmente as pessoas torceriam para que ela levasse um corretivo. Afinl de contas, quem mandou ela correr atras de homem casado? No momento em que ela revelasse que estava grávida , provavelmente iriam chamá-la de safada e oportunista, e diriam: "é isso q ela queria, né?" Mas o fato de ele ser casado, provavelmente não seria tão levado em conta, já que ela é quem procurou...O fim tragico da moça seria "adequado" para o tipo de mulher que ela era, e ainda serviria de exemplo para que outras moças se comportassem....
Mas essa história obviamente não é ficção, mas está saindo de moda, porque a maioria das pessoas já está enfarada de tanto ouvir falar no caso Bruno. Eliza é mais um numero nas estastísticas. Mortes como as dela são anunciadas, e seria certamente possível evitá-las se não fosse o machismo latente que ainda existe nesse país. Quando a lei Maria da Penha finalmente entrou em vigor, um juiz mineiro cujo nome é Edilson R. Rodrigues disse que a lei era um "monstrengo tinhoso"...Então o que esperar??? Pra onde correr???
Historicamente o Brasil é um país extremamente machista, e devemos nos orgulhar de termos uma lei como a Maria da Penha, mas ainda acho pouco expressivo o número de homens punidos. A vítima normalmente acaba se tornando prisioneira da própria coragem, já que ainda em muitos lugares não há uma proteção realmente eficiente, que garanta a sua integridade.
A grande maioria das mulheres mortas por seus companheiros "anunciaram" sua propria morte, atraves de boletins de ocorrencia, mas o que falta para que essas mortes parem de ocorrer? Falta um pouco mais de preparo, mas principalmente falta deixar de lado o machismo, pq, Eliza também tinha feito B.O. e o o diabo a quatro, mas ai uma meretíssima negou proteção á ela, pq, sabe, ela era apenas uma companheira "ocasional", e o relacionamento dos dois era baseado em sexo...Mas ela não estava grávida dele?? Isso não os ligaria para sempre, afinal ele não seriam pais da mesma criança????
Mas não, ela não "precisava" da proteção da lei. Meninas como a Eliza passam por isso todos os dias, e a sociedade aceita. É como se a lei valesse só para as "mulheres direitas". Mulheres que estão disponíveis para o sexo não precisam da lei, porque procuram por isso....E a mídia faz questão de propagar essa cultura tão imbecil, tão débil que a maioria acaba crendo e vivendo como se essa fosse a maneira correta de se agir e pensar...As novelas, sobretudo as da REDE GLOBO adotam essa prática em praticamente toda "novela das oito"... Normalmente essas são dá um ibope enorme, porque é claro que as safadas precisam de uma lição. Em "Senhora do Destino", a vilã Nazaré foi estuprada por quatro homens num carro, e certamente o público vibrou, dizendo que "é isso que ela merece". Em "Torre de Babel", Sandrinha apanhou do marido, porque não era fácil...Esse tipo de comportamento, seja por parte das novelas e principalmente por parte do público é extremamente preocupante, porque se pararmos pra analizar, uma mulher não pode ser "free", dona do próprio corpo... Mulheres que fazem aborto, mulheres que são livres para o sexo carregam sempre esse estigma, como se isso fosse uma mancha em seu caráter, é como se em algum momento da vida tivesse que paga por isso, e normanente de uma maneira bem cruel, pra que elas nunca mais se esqueçam do "mal passo que deram". Meninas ainda são expulsas de casa porque engravidaram antes de se casarem, mas normalmente os meninos não são, somos NÓS temos que nos segurar, porque, bem, somos a causadora de todas as desgraças do mundo, afinal, fomos nós que provamos primeiro do fruto proibido.... . Vocês se lembram daqueles jovens que espancaram uma doméstica, porque a confundiram com uma "vagabunda"???? E se ela fosse de fato uma "vagabunda"? Nem todos ficaram indgnados... muitos disseram, coitados, pra que todo esse circo, afinal eles só confundiram a mulher..."
O pai de um dos rapazes chegou ao cúmulo de dizer que "mulher fica roxa com qualquer esbarrão", e que "com tanto bandido no Brasil, porque o meu filho, que é estudante tem que ir para uma cadeia". Por quê??????
Infelizmente a grande maioria das pessoas ainda enxergam a violencia contra as mulheres como algo que deveria ser resolvido apenas no âmbito familiar, é aquela velha história de que "em briga de marido e mulher ninguém mete a colher..."
Ai aparece um dado Dolabella (quem?), agride a namorada e a camareira dela, é julgado e condenado a dois anos e nove meses de prisão domiciliar e se diz "chocado e assustado com tal condenação" e se diz arrependido pelo fato, e que condenação maior foi ter namorado a Luana. Ele diz que é pai de família e amadureceu.... Aí vem um monte de reaças, como diz a Lola e diz que só gente "boa e decente" é condenado, ainda mais por causa de uma "vadia" como ela....
Infelizmente ainda temos que enfrentar muitos "monstros," literalmente para que a Lei Maria da penha de fato valha para todas nós, independente do nosso hisórico sexual ou do nosso passado, ou da roupa que usasmos..... Ainda veremos muitas Elizas, Mércias, Marias, e tantas outras, quem sabe até mesmo uma de nós anunciarem a propria morte.... Talvez o machismo deixe de reinar na cabeça dos nossos magistrados, e ai sim podemos dar um novo rumo nessas tristes histórias... Que venham as cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário